Principais dicas do que se fazer em Tocantins

O norte do Brasil guarda muitas belezas. Se você deseja conhecer o Tocantins é um destino cheio de surpresas e com certeza irá te surpreender.

Nessa região impera o turismo sustentável: aquele que respeita e preserva os recursos naturais locais. Assim, a região é rica em vegetação e belezas naturais que se mantém praticamente intactas.

Praias, lagos, vegetação…é possível encontrar de tudo em Tocantins, o que faz desse um destino perfeito para férias.

Vamos lhe falar sobre as principais dicas do que se fazer em Tocantins, para que você desfrute de tudo o que a região pode lhe oferecer, e faça uma visita realmente valiosa.

Conhecendo Tocantins de cabo a rabo

O Tocantins é o estado caçula do Brasil. Ele foi fundado apenas na década de 80, em 1988 mais precisamente, junto com Constituição Federal que vigora.

Desde então, o turismo faz parte de suas principais fontes de renda, e rapidamente o Tocantins caiu no gosto dos viajantes.

E não é para menos. A temperatura nessa região é sempre alta. O inverno no Tocantins praticamente não existe, e quem deseja fugir do frio acaba “migrando” para lá durante os meses de junho, julho e agosto.

Abaixo, vamos listar aquilo que não pode ficar de fora de sua viagem:

  • Lago do Japonês:

Um lago de água azul e emoldurado pela mais pura vegetação amazônica. Assim é o Lago do Japonês, localizado a pouco mais de 200 km de Palmas.

A região é muito rica em beleza natural, e a atração dos turistas pelo lago é cada vez maior.

  • Deserto do Jalapão:

Uma parte arenosa e que mistura um ar de savana com deserto e cerrado. Assim é o deserto do Jalapão, localizado a cerca de 300 km de Palmas.

É possível fazer trilhas e descobrir destinos pelo deserto. O ideal, no entanto, é que a visita seja feita nos tempos mais secos, para evitar chuvas que acabam limitando o passeio.

  • Rio Araguaia:

Um dos rios mais famosos do país, o Araguaia, que já foi cenário de novelas e documentários, banha o estado do Tocantins. É possível se deparar com as águas escuras do rio em diferentes pontos do estado.

Sua moldura é composta pela mais linda vegetação amazônica e por areias claras e finas. Merece a visita, pois se trata de um dos mais icônicos cartões postais do país.

  • Fonte de Palmas:

Localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, a fonte é um espetáculo para quem deseja curtir a noite da cidade. É uma bela apresentação de águas num região com forte vida noturna.

O destaque fica para a decoração natalina da fonte, que com certeza irá te encantar;

  • Palácio do Araguaia:

No meio da Praça, bem próximo da fonte, está o Palácio. Sua arquitetura faz referencia a igrejas, e é bonito e imponente. O palácio representa os poderes políticos do estado.

  • Praia do Prata:

A praia é considerada uma das mais famosas da região. Tamanha sua popularidade, que as autoridades do Tocantins decidiram instalar grades de proteção para que os banhistas não tivessem que nadar com…piranhas!

Isso mesmo! Piranhas! A quantidade na região é grande, mas o governo garante: estão todos protegidos. Vale a emoção.

  • Parque Cesamar:

Uma extensa área verde própria para caminhadas e a pratica de esportes. Como toda cidade que se preze, Palmas também possui o seu parque.

É possível, depois do passeio, almoçar por ali mesmo, pois as opções de bares e restaurantes são abundantes.

  • Parque Estadual do Cantão (PEC):

Se você deseja desbravar o estado conhecendo o que há de mais natural e belo, com certeza o cantão é o seu lugar. São mais de 80 mil hectares de área preservada, em que o ecoturismo é o que prevalece.

O Tocantins é um estado encantador, e cheio de atrações. A natureza é uma atração da região, e conhecer as belezas naturais do norte brasileiro é um privilégio para quem decide desbravar a região.

Se você está de viagem ao Tocantins, não vai se arrepender do que vai encontrar por lá. Faça muito proveito de toda a biodiversidade oferecida pelo estado, e desfrute de cada momento em contato com o que há de mais bonito no Brasil.

Veja Também:

Add Comment

Click here to post a comment