Algumas dicas e sugestões de passeios pela cidade de Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade muito conhecida de todos os brasileiros. Durante as longas aulas de história, vira e mexe lá está ela novamente. Mas, o que talvez você não saiba é que a cidade é um dos destinos turísticos mais ricos do país.

Em uma rápida passagem por Ouro Preto você conseguirá constatar que a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto, e transpira para todos os lados o passado do país e um dos episódios mais importantes de nossa trajetória: a inconfidência mineira.

Nesse artigo vamos lhe dar dicas muito valiosas para que você saiba exatamente o que visitar e como aproveitar muito a sua passagem por Ouro Preto, essa cidade que figura entre as mais importantes do passado e do presente brasileiro.

Ouro Preto: veja aqui os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro

Com certeza você já viu fotos da cidade na internet. Ou mesmo conhece alguém que já visitou e indica o local. Ouro Preto é uma antiga conhecida dos viajantes e mochileiros, e é a preferida de muitas pessoas.

Se você tem duvidas sobre o que fazer na região, vamos apontar a seguir alguns dos pontos turísticos mais importantes para que você saiba exatamente o que fazer e aonde ir para conhecer tudo sobre essa pequena grande cidade mineira.

  1. Ladeiras:

Pernas, para que te quero. Prepare a panturrilha para encarar as inúmeras ladeiras da região. Mas aproveite cada passeio: a vista é linda, a arquitetura é impressionante, e você poderá desfrutar de muito do dia a dia da população local.

  1. Museu da inconfidência:

O museu está localizado no centro da cidade, e guarda todo o material referente à tentativa de independência de Minas Gerais. Vale a visita para entender a importância e a participação de Ouro Preto nesse Movimento.

  1. Praça Tiradentes:

Foi nesse mesmo local que a cabeça de Tiradentes foi exposta em 1792. O local faz parte de um dos momentos mais icônicos da história brasileira, e passear por seu chão de paralelepípedos é uma verdadeira viagem a tempos que sequer conhecemos.

  1. Igreja Nossa Senhora de Pilar:

A exuberante construção foi feita a partir do recolhimento de muito dinheiro, e é a segunda igreja mais cara do país. Vale a visita para quem gosta de arquitetura, pintura (o teto é pintado por Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, artista brasileiro mais famoso da história).

  1. Feira de Ouro Preto:

Como toda boa cidade turística, Ouro Preto depende muito da venda de artesanatos e lembranças para se manter de pé. Por isso mesmo a feira se tornou tão tradicional, e é sem dúvidas um dos eventos mais esperados e mais visitados pelos turistas.

  1. Mina de Ouro:

Entre as cidades de Ouro Preto e Mariana existe uma Mina de Ouro (obviamente desativada) em que é possível adentrar para fazer o trajeto. É um dos passeios mais impressionantes que você fará, mesmo que não acredite muito nisso quando começar.

Saber que milhares de homens trabalharam arduamente naquele local em busca do minério mais precioso do mundo.

Conheça Ouro Preto e se surpreenda com a cidade histórica

Ouro Preto não é apenas uma cidade linda e impressionante por conta de sua rica arquitetura, artesanato e culinária (cá entre nós, excepcional!).

A cidade é, principalmente, uma imensa e orgânica aula de história. Ainda que você não saiba nada sobre o período colonial do país, em Ouro Preto você conseguirá entender muito da história nacional e principalmente mineira.

Tamanho valor fez com que a cidade fosse tombada em 1980 pela UNESCO como patrimônio da humanidade, e com isso ganhou ainda mais notoriedade e investimentos para turismo.

Visitar Ouro Preto será uma experiência inesquecível que fará com que você valorize ainda mais a cultura de nosso país. Seja para um passeio com amigos, em família ou ainda em casal, a cidade é um prato cheio para diversão, e mescla as mais variadas possibilidades de turismo.

Ouro Preto está localizada a cerca de 100 quilômetros da capital Belo Horizonte, e o ideal é que você reserve ao menos 4 dias para visitar e conhecer a cidade com calma, desfrutando de todas as suas atrações e aproveitando a ampla carga de informações históricas.

Veja Também:

Add Comment

Click here to post a comment

Categorias