4 atrações imperdíveis de Campina Grande, Paraíba um roteiro incrível!

Campina Grande, Paraíba é um dos roteiros mais escolhidos no mês de junho, principalmente por ser a época que a cidade ganha o clima de festa junina e fica totalmente enfeitada para receber a festa mais concorrida de todo o país.

O famoso e disputado arrasta-pé geralmente dura todo o mês e reúne centenas de visitantes e moradores no Parque do Povo – uma praça enorme onde são colocadas inúmeras barracas dedicadas para a venda de comidas típicas da época, palcos para shows de artistas famosos do forró e pistas  montadas para a apresentação de varias quadrilhas gigantescas.

Bem pertinho dali, é realizada a montagem do Sítio São João, que é um conhecido arraiá cenográfico, que possui até mesmo bodega, deposito de mangaio, casa de farinha, capela e engenho.

A montagem é tão detalhada que disponibiliza, inclusive, a produção de rapadura, farinha de mandioca e a famosa cachacinha artesanal.

Já nos finais de semana, o trajeto fica por conta do Trem do Forró, onde o embarque deve ser feito da Estação Velha com destino ao município de Galante. O trajeto dura cerca de 1 hora e 30 minutos, e conta com 8 vagões bem animados no ritmo do forró!

A cidade fica localizada entre as regiões de agreste e sertão e é muito famosa por ser a terra da carne de sol, que geralmente é servida frita ou assada, com acompanhamento da típica manteiga de garrafa, vinagrete, pirão de leite , farofa d’água,  feijão verde e a macaxeira.

A comida é bem forte! Por isso a dica é pegar leve, porque além da alegria contagiante da festas típicas, há passeios inesquecíveis para serem realizados na região.

Conheça os Símbolos entalhados Sítio Arqueológico do Ingá

Lembra-se que falamos para pegar leve na comilança? – Mas há um bom motivo para essa dica! É preciso ter energia para conseguir dar conta de chegar no Sítio Arqueológico do Ingá, que fica a 46 km do centro da cidade.

Lá é possível conhecer uma pedra de aproximadamente quatro metros de altura onde são guardados muitos símbolos entalhados. A riqueza de detalhes e a história fazem o longo trajeto valer muito a pena!

Faça uma parada obrigatória nos museus de Campina Grande

Vale muito a pena incluir no seu roteiro de viagem uma visita até a charmosa Galeria de Arte Assis Chateaubriand. Lá é possível conferir de perto obras de Pedro Américo e também Portinari.

Logo em seguida, você pode esticar o passeio para o Museu Histórico. O prédio surgiu em 1814 e possui em seu acervo diversos mapas, fotos e painéis. Há muita história e cultura para conhecer!

Para fechar seu roteiro cultural, a dica é encerrar o passeio no Museu do Algodão, que funciona dentro da antiga estação ferroviária da cidade e tem um grande potencial para expor a história desse importante produto responsável por impulsionar a economia da região no começo do século XX.

Proporcione diversão para as crianças também!

A garotada pode se divertir, e muito, no parque da Criança, que fica situado logo ao lado do Açude Velho. Ele é considerado o maior parque com área de lazer livre da região e é bastante movimentado no finalzinho do dia  e inicio da noite, onde muitos turistas e até mesmo moradores, se reúnem para aproveitar o restante do dia!

Constantemente o parque é acometido por apresentações de grupos de dança e capoeira e nas épocas festivas, como o natal, há também a presença de várias cantatas.

O local é ótimo para deixar as crianças correrem e se divertirem. Já os pais, podem aproveitar para aproveitar a brisa de final de tarde ou se motivarem para a prática de atividades físicas.

O maior São João do Universo!

Embora a cidade dedique uma série de atrações e opções de lazer e passeio, sem duvidas o maior chamariz ainda é o São João!

Campina Grande, Paraíba fica completamente tomada por pessoas na época de junho e a fama é tanta que é comum muitos defenderem que lá acontece o maior São João do mundo.

Para se ter uma noção básica do alcance dessa festa na cidade, o numero de pessoas que escolhe essa época para passar uns dias por lá chega  a quase 100 mil em todas as noites que acontece o evento.

Nós podemos indicar promoções excelentes de passagens áreas para que você garanta o seu arraiá em Campina Grande, Paraíba!

Veja Também:

3 Comments

Click here to post a comment

  • AMO MINHA CIDADE , MORO EM GUARUJÁ SP . MAIS NÃO DEIXO DE IR SEMPRE NESSA ÉPOCA E NO FIM DE ANO , BEIJOS A MINHA MÃE E TODA MINHA FAMÍLIA LÁ DE SANTO ANTONIO E ZÉ PINHEIRO E ALTO BRANCO . Valdeir Cordeiro de Araujo !!!

  • Sou Paraibano de Alagoa Nova , atualmente moro em Parnamirim RN, Adoro Campina Grande , mais nunca neste periodo do São João, É muita gente, prefiro em outra epoca .

  • Amo a minha PARAÍBA, e orgulho-me de ser SAPEENSE (…terra de Assis CHATEAUBRIAND e AUGUSTO dos ANJ)S!), PARAIBANA (..terra de valorosoS!), NORDESTINA (…idem!) e BRASILEIRA! Oh! BRASIL de incontáveiS BELEZAS!!! Grata SENHOR! FELIZ 2018 p/ TDS nós! Amém!